Dicas

Fique por dentro com nossas dicas

A feira da Saúde vai acontecer nos dia 24, 25 e 26 de setembro das 9h às 16h30, na sede do Gruparj Petrópolis. O evento é gratuito para toda a comunidade.

 

Já parou para pensar como a artrite reumatoide, doença inflamatória autoimune, funciona realmente no corpo? Então queremos compartilha essa pequena animação com você.

Artrite é a inflamação na articulação (junta), sendo caracterizada por dores acompanhadas de calor (aumento da temperatura), rubor (vermelhidão), edema (“inchaço”), rigidez matinal (junta “dura” pela manhã) e impotência funcional (dificuldade de movimentar). Pode ser chamada de monoartrite, quando ocorre em somente uma articulação, e poliartrite, quando em várias articulações.

Se não conseguir assistir o vídeo, clique aqui

 

Dra. Wanda Heloísa Ferreira

Reumatologia

Fonte:  Fala Doutor do Portal Unimed

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica de etiologia desconhecida, ocorrendo em todas as idades e apresentando como manifestação predominante o envolvimento repetido e habitualmente crônico e simétrico das estruturas articulares e periarticulares podendo, contudo, afetar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistêmicas.
Pela sua prevalência e pelos importantes problemas médicos, econômicos e sociais que suscita, a … Leia Mais

Esse trabalho foi desenvolvido Pelo Dr. José Alexandre Mendonça e Dra. Wanda Heloisa Rodrigues Ferreira com 97  pessoas com artrite no Instituto Gruparj Petrópolis.

Foi apresentado na reunião TUI-LATAM-IV-Brazil , em 08/10/2016, em São Paulo, para o grupo do EULAR, com ótima aceitação.

 

Coloque na sua agenda. Um ótimo curso!
As inscrições estão abertas.

Ligue para mais informações.

24 2242 8616

Osteoartrite, popularmente conhecida como artrose,  é uma perturbação crônica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso adjacente, que pode causar dor articular e rigidez.

A osteoartrite, a perturbação articular mais freqüente, afeta em algum grau muitas pessoas por volta dos 70 anos de idade, tanto homens como mulheres. Contudo, a doença tende a desenvolver-se nos homens numa idade mais precoce.

Embora a osteoartrite seja mais frequente em pessoas de idade, a sua causa não é a simples deterioração que implica o envelhecimento. A maioria das pessoas afetadas por esta doença, especialmente os mais jovens, apresentam poucos ou nenhum sintoma; contudo, algumas … Leia Mais

 

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune que acomete principalmente articulações sinoviais, causando dores, deformidades progressivas e incapacidade funcional.

É uma doença muito frequente, aproximadamente 10% dos problemas em articulações são devido à artrite reumatoide.

Com a progressão da doença, os indivíduos portadores de artrite desenvolvem incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional, além da redução da expectativa de vida tanto em homens como em mulheres.

Apesar de ser uma doença sem cura, existem tratamentos eficazes para o seu controle, e muitos reumatologistas estão desenvolvendo estratégias terapêuticas mais poderosas e agressivas contra a artrite … Leia Mais

O que é?

Osteoporose é uma doença onde existe uma diminuição da substância óssea de forma progressiva, levando ao enfraquecimento dos ossos. O nome osteoporose significa ossos porosos.

O resultado comum da osteoporose são as fraturas, na verdade, os ossos podem ficar tão fracos que mesmo pequenos traumas, como levantar uma sacola de compras ou até tossir, podem levar a fraturas ósseas.

Sintomas

Os sintomas da osteoporose não estão presentes em fases precoces. Mas com a evolução da perda óssea em fases mais adiantadas podem surgir sintomas como:

Dor nas costas, que pode ser severa se for causada por uma vértebra fraturada ou colapsada comprimindo … Leia Mais

Fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dores difusas nos músculos, ligamentos e tendões; sensação de fadiga e cansaço; e pontos no corpo com sensibilidade aumentada.

A fibromialgia é muito mais comum entre as mulheres e afeta em torno de 5% da população. É uma doença que inflige grande sofrimento físico e emocional, prejudicando o desempenho no trabalho e na vida social.

Apesar dos sintomas variarem, com períodos de maior e menor dor, eles nunca chegam a desaparecer por completo. No entanto, é importante salientar que a fibromialgia não é uma doença progressiva, nem letal. Diagnóstico correto, tratamento adequado e suporte podem … Leia Mais