Dicas

Fique por dentro com nossas dicas

Devido ao cenário de isolamento social pela pandemia, o 19º Encontro Médico Social sobre Doenças Reumáticas realizado anualmente pelo Instituto Gruparj Petrópolis ocorrerá de forma online, nos dias 23 e 24 de julho às 16h, com o apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia e da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro.

Durante os dois dias de evento, profissionais da área médica e líderes de associações de pacientes do Brasil e dos Estados Unidos,apresentarão os painéis em ambiente virtual. Na pauta, temas como Mitos e verdade sobre Medicações biológicas e biossimilares, Lúpus, Osteoporose, Alterações cognitivas e emocionais em tempos de isolamento … Read More

A Comissão de Centros de Terapia Assistida (CCTA) da Sociedade Brasileira de Reumatologia elaborou um guia com diretrizes para os Serviços de Terapia Assistida, buscando a segurança para pacientes e equipe de saúde envolvidos na prestação da assistência sem prejuízo ao controle clínico das doenças reumáticas.

Fonte: Site SBR

 

Leia o arquivo na íntegra:

Plano-Enfrentamento-Crise-CCTA-Covid19

?Idosos entre 70 e 79 anos – a vacinação vai ocorrer entre os dias 23 e 27 de março em 40 postos abertos por todo o município.

?Idosos entre 60 e 69 anos – data para vacinação marcada entre os dias 30/03 e 08/04 nos mesmos 40 postos abertos por todo o município. Em todos os casos a vacinação vai ocorrer entre 08h e 16h.

?Funcionários da Saúde – serão vacinados em qualquer data, sempre entre 17h e 19h nas unidades que já trabalham no terceiro turno. São elas Retiro, Itamarati, Centro de Saúde, Quitandinha, … Read More

Medida vai permitir que pacientes que já utilizam o medicamento não fiquem sem tratamento.

Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 20/03/2020

A Anvisa enquadrou a hidroxicloroquina e cloroquina como medicamentos de controle especial. A medida é para evitar que pessoas que não precisam do medicamento provoquem um desabastecimento no mercado. A falta do produto pode deixar os pacientes com malária, lúpus e artrite reumatoide sem os tratamentos adequados.

A Agência recebeu relatos de que a procura pela hidroxicloroquina aumentou depois que algumas pesquisas indicaram que este produto pode ajudar no tratamento do Covid-19. Apesar de alguns resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício do … Read More

É de consenso mundial a indicação da vacina influenza anualmente para pacientes com doenças reumáticas. Apesar deste conhecimento, estudos anteriores e atuais apontam para taxa de cobertura vacinal inferiores a 50% na maioria dos países.

 

A oficina da memória é uma base para a reabilitação cognitiva. Tem o objetivo de estimular as áreas cognitivos como a memória, linguagem, atenção através de uma diversidade de atividades e tarefas.
Venha participar!
Para mais informações entre em contato conosco. Tel. 2242 8616 e marque uma avaliação.

Saiba o que é espondilite anquilosante
Dores nas costas que melhoram com o movimento e pioram com o repouso. Esse é o sintoma inicial da espondilite anquilosante, uma doença reumática que atinge as articulações da coluna vertebral e as grandes articulações do corpo. Por se tratar de uma doença progressiva, o diagnóstico precoce pode evitar complicações mais graves. Mas, o quanto você sabe sobre essa enfermidade?

Reumatologista do Hospital Universitário de Brasília, Cleandro de Albuquerque explica que a tendência é que os sintomas se tornem mais intensos. “Na evolução da doença, … Read More

A feira da Saúde vai acontecer nos dia 24, 25 e 26 de setembro das 9h às 16h30, na sede do Gruparj Petrópolis. O evento é gratuito para toda a comunidade.

 

Já parou para pensar como a artrite reumatoide, doença inflamatória autoimune, funciona realmente no corpo? Então queremos compartilha essa pequena animação com você.

Artrite é a inflamação na articulação (junta), sendo caracterizada por dores acompanhadas de calor (aumento da temperatura), rubor (vermelhidão), edema (“inchaço”), rigidez matinal (junta “dura” pela manhã) e impotência funcional (dificuldade de movimentar). Pode ser chamada de monoartrite, quando ocorre em somente uma articulação, e poliartrite, quando em várias articulações.

Se não conseguir assistir o vídeo, clique aqui

 

Dra. Wanda Heloísa Ferreira

Reumatologia

Fonte:  Fala Doutor do Portal Unimed

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica de etiologia desconhecida, ocorrendo em todas as idades e apresentando como manifestação predominante o envolvimento repetido e habitualmente crônico e simétrico das estruturas articulares e periarticulares podendo, contudo, afetar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistêmicas.
Pela sua prevalência e pelos importantes problemas médicos, econômicos e sociais que suscita, a … Read More

Esse trabalho foi desenvolvido Pelo Dr. José Alexandre Mendonça e Dra. Wanda Heloisa Rodrigues Ferreira com 97  pessoas com artrite no Instituto Gruparj Petrópolis.

Foi apresentado na reunião TUI-LATAM-IV-Brazil , em 08/10/2016, em São Paulo, para o grupo do EULAR, com ótima aceitação.

 

Coloque na sua agenda. Um ótimo curso!
As inscrições estão abertas.

Ligue para mais informações.

24 2242 8616

Osteoartrite, popularmente conhecida como artrose,  é uma perturbação crônica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso adjacente, que pode causar dor articular e rigidez.

A osteoartrite, a perturbação articular mais freqüente, afeta em algum grau muitas pessoas por volta dos 70 anos de idade, tanto homens como mulheres. Contudo, a doença tende a desenvolver-se nos homens numa idade mais precoce.

Embora a osteoartrite seja mais frequente em pessoas de idade, a sua causa não é a simples deterioração que implica o envelhecimento. A maioria das pessoas afetadas por esta doença, especialmente os mais jovens, apresentam poucos ou nenhum sintoma; contudo, algumas … Read More

 

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune que acomete principalmente articulações sinoviais, causando dores, deformidades progressivas e incapacidade funcional.

É uma doença muito frequente, aproximadamente 10% dos problemas em articulações são devido à artrite reumatoide.

Com a progressão da doença, os indivíduos portadores de artrite desenvolvem incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional, além da redução da expectativa de vida tanto em homens como em mulheres.

Apesar de ser uma doença sem cura, existem tratamentos eficazes para o seu controle, e muitos reumatologistas estão desenvolvendo estratégias terapêuticas mais poderosas e agressivas contra a artrite … Read More